Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Melhores Times
Qual e o Melhor Time de MONTEZUMA
PLANALTO
INTER-DE-MEIÃO
BREJO
ESTIVA
LEKI
MARACAIÀ
DEPORTIVO BRASIL
TIME DE GERALDIN
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (165 votos)






Partilhe esta Página




  


nosso mascote

 

 

 


 

 

 


 

 

 

 

 


Contador de Visitas



COPA 2014

COPA 2014

 

"Mascote de 2014 deve ser mais moderno que saci e pelezinho"

Em entrevista, designer André Stolarski diz ser difícil agradar a todos

Tamanho da letra

Larissa Haack
postado em 17/07/2009 12:50 h
atualizado em 01/09/2009 17:50 h

O mascote da Copa de 2014 é uma incognita. O desenhista Mauricio de Souza declarou que vai sugerir seu personagem Pelezinho. E em campanha online a entidade Sosaci quer promover a figura do Saci como símbolo do evento. Designer brasileiro, também diretor da ADG, André Stolarski é formado em arquitetura pela FAU/USP e autor de diversos projetos premiados nas áreas gráficas e de programação visual. Nesta breve entrevista, ele comenta as especulações sobre o futuro mascote de 2014.

O que você acha do Pelezinho como mascote?
Não acho ruim, mas é importante ressaltar que ocasiões como grandes eventos são oportunidades de revitalizar a relação simbólica das pessoas com a cultura do país. É importante dar oportunidade de modernizar símbolos culturais e criar símbolos novos.

Sobre o Saci?
Acho muito natural que façam campanhas do tipo. É um sintoma do evento como um marco simbólico. É um bom exemplo, pois une cultura do Brasil, folclore etc. Um mascote de Copa deve unir muita coisa para representar a identidade do país, como a imagem do país, a imagem de sua relação com o esporte, cultura... De modo geral as entidades abrem concursos com pessoas especializadas para julgar o trabalho de quem quiser participar. Desse julgamento é escolhido que fará a identidade visual e o mascote. Este é o processo mais adequado e justo. Acredito que nada do que já está estabelecido possa ser melhor do que aquilo que ainda pode ser criado.

O que acha da discussão entre essas duas sugestões?
Embora o Pelé seja símbolo do futebol do Brasil, ele não é tão atual e talvez não passe a modernidade e atualização e renovação do futebol brasileiro. Isso deve ser levado em consideração. O Saci é muito interessante, é ágil, malandro, tem um problema: uma perna só, mas ao mesmo tempo é um personagem cujos vínculos religiosos podem gerar polêmica e desconforto. O Brasil tem muita capacidade e criatividade, o Sol dos jogos Panamericanos, por exemplo, foi especialmente criado para representar a ocasião, foi uma vantagem muito grande na hora da escolha.

Se fosse escolher um mascote, qual seria?
Este tipo de discussão gera muita polêmica. Sempre vai ter quem goste e quem não goste. É difícil agradar a todos.

 

Fifa divulga o logo da Copa brasileira

Desenho é o mesmo que havia vazado à imprensa em junho

Em versão criticada, mãos entrelaçadas formam a taça da Copa (crédito: EFE)

ampliar

Tamanho da letra

Marcos de Sousa - São Paulo
postado em 08/07/2010 15:14 h
atualizado em 12/07/2010 15:13 h

Em cerimônia festiva, no Sandton Convention Center, em Joahnesburgo, África do Sul, o Comitê Organizador do Mundial de 2014 lançou a logomarca oficial da Copa de 2014, que será realizada no Brasil.

A marca é a mesma que "vazou" à imprensa no início de junho passado: uma composição de mãos, que lembra o formato da Taça Fifa. A proposta do logo foi apresentada a um júri de notáveis composto por Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da Fifa, Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, o designer Hans Donner e a modelo Gisele Bündchen. Todos apareceram no vídeo institucional que foi apresentado na cerimônia oficial.

No vídeo, o presidente do COL/2014, Ricardo Teixeira, sintetiza a opinião dos "notáveis", ao declarar: "O logo te prepara para o Mundial. Ao olhar para ele, ninguém vai imaginar outra coisa que não seja a Copa do Mundo no Brasil".

Sem surpresas
Há um mês, quando o Portal 2014 publicou a matéria sobre o logo, vários leitores manifestaram sua decepção com a marca escolhida pela Fifa para a Copa do Brasil. Além de críticas sobre o logotipo, surgiram dúvidas sobre o processo de escolha, envolto em grande "mistério": Mesmo agora, não se sabe quem são seus autores, ou mesmo se são brasileiros ou estrangeiros. Sobram ressalvas também quanto ao critério da entidade para escolha dos "notáveis" que julgaram os trabalhos.

Entre os designers brasileiros, o caso gerou decepção e polêmica, já que havia um acordo entre a ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil) e a Fifa para que o processo de definição das marcas da Copa de 2014 fossem coordenadas pela entidade brasileira. Em junho, os profissionais prometeram definir uma posição conjunta sobre a decisão, mas até o fechamento desta matéria nenhuma nota havia sido divulgada. Apenas duas notícias internasforam publicadas no site da ADG, com comentários sobre o processo de negociação entre a ADG e a Fifa.

                                                                  Mineirão 2014